Scroll Top

Receba Grátis um Curso de Excel Avançado

Windows 7

7 dicas de como deixar o pc mais rapido

Com o tempo os computadores acabam ficando mais lentos o que pode dificultar o uso no dia a dia. Isso pode ter diversos motivos, como HD lotado, falta de limpeza no sistema, programas rodando em segundo plano e mais.

Otimizando o desempenho do Windows

 

1) Faça a limpeza de disco

 

É recomendada uma limpeza frequente no sistema do computador, já que durante o uso e acesso à Internet ele acumula arquivos temporários, cache, relatórios de erro ou mais inúteis, que podem lotar o espaço interno sem você perceber. No Windows, há uma ferramenta nativa para esse processo.

Screen Shot 07-22-15 at 05.46 PM

 

Para acessar, clique no menu iniciar, selecione “Acessórios” , “Ferramentas do sistema” e depois “Limpeza do Disco”. Após a análise, marque os itens que deseja limpar e conclua em “Ok”. Observe que cada item mostra o espaço ocupado no PC.

 

2) Desinstale programas que não são utilizados

 

Você pode deixar o computador mais rápido tirando alguns programas que não usa mais. O processo pode ser feito pelo computador nativamente para remover navegadores, programas de torrents e mais. Acesse o “Painel de Controle” e em “Programas” selecione “Desinstalar um programa”.

Também pode ser utilizado softwares de terceiros que possuem mais opções para uma desinstalação completa e sem vestígios uma vez que irá remover arquivos, registros e qualquer tipo de sujeira que possa ficar no sistema operacional.

Screen Shot 07-22-15 at 05.51 PM

Clique no software da lista e confirme em “Desinstalar”. Depois é só seguir os passos de cada programa para concluir a ação.

 

3) Limpar pastas de arquivos e liberar espaço em disco

 

Algumas pastas no computador podem acabar sendo esquecidas pelos usuários e acumular muitos arquivos pesados. Um bom exemplo é a pasta de “Downloads”, com diversos itens que nem são utilizados, torrents antigos, fotos já salvas e mais. Vale dar uma vasculhada no PC e deletar o que não precisa mais.

Isso libera espaço e faz o computador processar os dados de forma mais rápida. Ao final, delete tudo da lixeira

 

4) Verificar tamanho do HD livre (e usar HD Externo)

 

Tente manter o HD aonde o sistema operacional está instalado com mais de 50% da sua capacidade.

Crie partições para seus arquivos mantendo a partição do sistema operacional mas leve evitando que fique sobrecarregada. Outra dica importante é comprar um HD externo e manter todos seus arquivos nele, pois além de aliviar o seu computador seus arquivos estarão armazenados para o caso de desastres com o seu pc.

 

5) Desfragmentar o disco rígido

 

Você deve fazer desfragmentação de disco para que o sistema fique mais fluido uma vez que a fragmentação faz com que o disco rígido tenha um trabalho adicional que pode deixar o computador lento. Dispositivos de armazenamento removíveis, como unidades flash USB, também podem ser fragmentados. O Desfragmentador de Disco reorganiza dados fragmentados para que os discos e unidades trabalhem de forma mais eficiente. O Desfragmentador de Disco é executado por agendamento, mas você também pode analisar e desfragmentar discos e unidades manualmente.

Uma ótima opção de software para desfragmentar é o SmartDefrag.

Para desfragmentar o disco rígido com a opção nativa do Windows

 

  • Para abrir o Desfragmentador de Disco, clique no botão Iniciar. Na caixa de pesquisa, digite Desfragmentador de Disco e, na lista de resultados, clique em Desfragmentador de Disco.
  • Selecione o disco que deseja desfragmentar.
  • Para determinar se o disco precisa ou não ser desfragmentado, clique em Analisar disco. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Quando o Windows terminar de analisar o disco, você poderá verificar o percentual de fragmentação do disco na coluna Última Execução. Se o percentual for acima de 10%, será necessário desfragmentá-lo.
  • Clique em Desfragmentar disco. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

O Desfragmentador de Disco pode demorar de alguns minutos a várias horas para terminar, dependendo do tamanho e do grau de fragmentação do disco rígido. Você poderá continuar a usar o computador durante o processo de desfragmentação sem afetar a tarefa em execução.

Screen Shot 07-22-15 at 06.29 PM

 

Está gostando do artigo?

Se inscreva na minha lista de novidades!

6) Corrija erros na unidade C

 

Com o passar dos tempos algumas anomalias podem acontecer com seu computador, como ele desligar sozinho, por exemplo. Isso vai deixando marcas no Windows, que devem ser corrigidas. Para corrigir alguns destes erros, faça o seguinte:

  • Acesse meu computador e clique com o direito do mouse na unidade de disco C:
  • Selecione propriedades > ferramentas > verificar agora
  • Confirme clicando em verificar unidade

Screen Shot 07-22-15 at 06.33 PM

 

7) Remover programas de inicialização automática

 

Alguns programas são programados para se inicializarem automaticamente toda vez que você ligar ou reiniciar o computador, e isso pode deixar o processo mais lento. Para conferir, e escolher quais programas manter nessa função automática acesse: Painel de Controle> Sistema e Segurança> Ferramentas Administrativas> Serviços.

Screen Shot 07-22-15 at 06.39 PM

Será aberta uma lista com os serviços sendo executados de forma automática, manual ou desativados. Clique duas vezes em um deles que seja inútil estar rodando e altere no menu para “manual” ou “desativado”. Confirme em “Ok”.

O comando msconfig  no Executar mostra os executáveis que são inicializados com o sistema. Selecione a aba “Inicialização de programas” e desmarque todos que você não quiser que inicie automaticamente. Confirme em “Aplicar”.

Screen Shot 07-22-15 at 06.42 PM

Aprofundar o conhecimento:

 

Se você quer saber mais sobre esta área de TI que cresce a cada dia, gerando uma grande demanda por novos profissionais qualificados para o mercado de trabalho conheça este ótimo curso de ‘Administrador de Redes‘ e obtenha um certificado que irá possibilitar tornar-se um profissional qualificado para o mercado de trabalho.

 

Dúvidas e Sugestões:

 

Fique ligado no blog para novas dicas.

Para dúvidas e sugestões acesse o formulário de contato que responderei o mais rápido possível.

Sobre o autor | Website

Sou pós graduado em banco de dados e apaixonado por tecnologia. Este blog foi criado para compartilhar e disseminar o conhecimento, além de ensinar e aprender cada vez mais sobre assuntos relacionados a tecnologia.

Gostou do artigo?

Se inscreva na minha lista de novidades!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: